Comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos e 71.º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem no AELE
No âmbito da sua Estratégia da Educação para a Cidadania, o Agrupamento de Escolas de Lousada Este (AELE) assinala hoje O Dia Internacional dos Direitos Humanos, bem como o 71.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem. Para além da exposição de vários cartazes da Amnistia Internacional referentes à temática em questão e de trabalhos de pesquisa realizados pelos alunos, será realizada em todo o Agrupamento a atividade “Escrita Humana” com as palavras Bem-Estar; Participação, Igualdade, Proteção, Família, Educação e Solidariedade que resumem alguns dos direitos contemplados na supracitada Declaração.
Esta data visa homenagear o empenho e dedicação de todos os cidadãos defensores dos direitos humanos e pôr fim a todos os tipos de discriminação, promovendo a igualdade entre todos os cidadãos.
A celebração da data foi escolhida para honrar o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, a 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos do Homem. Esta declaração foi assinada por 58 estados e teve como objetivo promover a paz e a preservação da humanidade após os conflitos da 2.ª Guerra Mundial que vitimaram milhões de pessoas.
A Declaração Universal dos Direitos do Homem enumera os direitos humanos básicos que devem assistir a todos os cidadãos.