Entre 11 e 20 de junho, os alunos do 2.° Ano do Agrupamento realizaram a prova de Diagnóstico de fluência leitora , proposta pelo Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).
Cada aluno, individualmente, e junto da professora titular, procedeu à leitura de um texto, durante um minuto, com o objetivo de registar o número de palavras lidas (indicador da velocidade) e o número de erros cometidos (indicador da precisão).
Em simultâneo, os restantes alunos da turma participaram, nas bibliotecas escolares, em atividades de leitura orientadas pela professora bibliotecária e pelos professores colaboradores.
Aproveitando as sugestões da RBE e no âmbito das comemorações dos 500 anos de Camões, realizamos a atividade “Perdigão perdeu a pena”.
Os alunos relembraram Luís Vaz de Camões e ouviram recitar o poema “ Perdigão perdeu a pena”. Além disso, também fizeram jogos e ouviram a música do poema cantada por Kátia Guerreiro, a fadista portuguesa. Terminamos esta atividade com muito entusiasmo e empenho, ilustrando a máscara do Perdigão!
Ficaram bem catitas e coloridas!